RESEC de Roteiro
APRESENTAÇÃO
A Reserva Ecológica de Manguezais da Lagoa do Roteiro, RESEC de Roteiro, situa-se nos municípios de Barra de São Miguel e Roteiro e foi criada pelo Decreto Estadual n°. 32.355 de junho de 1987. Constitui uma Unidade de Conservação de uso sustentável que, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC tem por objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de seus recursos.
A Reserva Ecológica de Manguezais da Lagoa de Roteiro é de grande importância para a preservação da vida selvagem (flora e fauna). Desta forma visa a proteção do Manguezal e toda comunidade faunística que dele depende para sobreviver.
O manguezal ocorre nas áreas de climas tropicais e subtropicais do planeta e constitui um sistema complexo e frágil. Segundo Nascimento (2007), devido a sua estrutura, os manguezais proporcionam nichos para os diversos grupos de animais que o utilizam para alimentação, reprodução, desova e crescimento, além de servirem como protetores costeiros contra a erosão atenuando a força das marés.
O Decreto prevê, em seu Artigo 3º, a proibição da caça, captura de aves, introdução de especies exógenas, corte, queima ou aterro de mangue, ou qualquer outra forma agressão ou degradação do mangue. E complementa, em seu Artigo 4º, que pesca e coleta de espécies de moluscos, crustáceos, peixes e animais de fundo serão permitidas se realizadas sob forma artesanal. Sendo expressamente proibida a utilização para fins industriais dos recursos ambientais da Reserva Ecológica (inciso segundo, Artigo 4º).
Deve-se, para tanto, criar condições que minimizem a ação do homem sobre este ambiente como, por exemplo, projetos alternativos de sobrevivência para pescadores e a comunidade em geral e promoção da conscientização ambiental.
E-mail: resec.roteiro@gmail.com
Superintendência de Meio Ambiente (SMA): (82) 3315-2647
Contatos: Valdenira Chagas (Bióloga) e Victor Pimentel (Estagiário)
- CLIQUE AQUI PARA ACESSAR: