Mutum é apresentado à população alagoana
Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos atuou em conjunto com outros órgãos ambientais para a reintrodução da ave
Texto de Débora Rosset
Há quase 30 anos sem registro do Mutum na Mata Atlântica alagoana, a ave retorna para o Estado de origem no ano em que Alagoas completa 200 anos de Emancipação Política.
A reintrodução do Mutum tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A solenidade para receber a tão esperada ave alagoana ocorreu na Usina Utinga Leão, em Rio Largo, na manhã desta sexta-feira (22).
O casal de Mutum foi instalado no Centro de Educação Ambiental Pedro Mario Nardelli, em Rio Largo, para se adaptar ao clima e posteriormente serem introduzidos na Mata Atlântica sob supervisão do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
A vinda da ave para Alagoas contou com uma grande comitiva responsável em trazer o Mutum de volta. O presidente do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), Fernando Pinto, não conteve a emoção de viver um momento tão esperado como a volta do Mutum a terra alagoana.
Para preservar o casal de Mutum, o Batalhão de Proteção Ambiental (BPA) irá atuar na segurança dos animais com o intuito de combater a caça, uma das causas dos riscos de extinção, bem como o desmatamento.
O titular da Semarh, Alexandre Ayres, participou da solenidade e na ocasião falou sobre a importância da educação ambiental.
“Nosso objetivo é educar ambientalmente a população para que o Mutum possa voltar ao seu habitat natural de forma definitiva”, destacou o secretário.