Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Unidades de Conservação APA da Marituba do Peixe

APA da Marituba do Peixe

 

Apresentação Mapa

 

 

A APA da Marituba do Peixe foi criada em 04 de março de 1988 por meio do Decreto Estadual nº 35.858, de uso sustentável, sob regime de uso direto. Localiza-se na Várzea da Marituba, conhecida como o Pantanal Alagoano, devido à ocorrência de enchentes anuais provocadas pelos rios Piauí, Perucaba, Marituba e Camondongo, abrangendo todas as várzeas, cordões arenosos e demais ambientes naturais numa área de 18.556 hectares, nos territórios dos municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto. No entorno de sua área estão instaladas três usinas de cana-de-açúcar e projetos de irrigação da CODEVASF. Isso torna a pressão sobre a unidade muito grande, além de potencializar o risco de ocorrência de acidentes ambientais, necessitando assim, da participação efetiva dos órgãos fiscalizadores.

 

 

O Plano de Manejo desta APA constitui o primeiro plano de manejo de unidade de conservação no Estado de Alagoas, apreciado e aprovado em 26 de janeiro de 2006, pelo CEPRAM – Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente.

 

 

A sua elaboração decorreu de Convênio entre o Governo do Estado de Alagoas e a CODEVASF, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, do Governo Federal, coordenado e executado pelo MMA e MI.

 

 

A gestão da APA Marituba do Peixe é de responsabilidade institucional da SEMARH - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e que integra na sua estrutura, o IMA - Instituto do Meio Ambiente do estado de Alagoas, responsável pela fiscalização e supervisão dos usos na unidade de conservação.

 

 

A administração da APA é conduzida por um Conselho Gestor formado por 18 membros: paritário entre a sociedade e o poder público.

A formação e consolidação do referido Conselho, se deu em 24 de março de 2006, em reunião na sede da 5ª Superintendência Regional da CODEVASF, em Penedo, Alagoas.

 

Mapa

 

mapaMARITUBA.jpg

 

 

Ações do documento

ANA

BannerBlog.png

IMA