Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Semarh promove capacitação da coleta seletiva na região do Agreste
23/03/2017 - 12h40m

Semarh promove capacitação da coleta seletiva na região do Agreste

Atividades compreendem oito municípios que já encerram as atividades dos lixões

Semarh promove capacitação da coleta seletiva na região do Agreste

Foto: Ascom Semarh

Texto Débora Rosset

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) segue com as atividades de capacitação para coleta seletiva junto aos municípios alagoanos. A meta é prestar este serviço de orientação em 101 cidades, organizada por regiões, que estão organizadas para construir os aterros sanitários. 

A equipe de resíduos sólidos da Semarh vem realizando este trabalho nesta quinta-feira (23) e segue até a sexta-feira (24), em Craíbas, na região Agreste, e compreende os municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Noia, Igaci, Taquarana, São Sebastião e Lagoa da Canoa. Vale ressaltar que todos os municípios envolvidos nesta discussão já encerraram as atividades dos lixões e destinam adequadamente os resíduos na Central de Tratamento do Agreste (CTR). 

O planejamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente é promover a capacitação em parceria com as prefeituras até setembro deste ano, contribuindo assim com a gestão correta dos resíduos sólidos, além de gerar economia para as cooperativas de catadores e reciclagem. 

Todo o trabalho consiste em explicações sobre o conceito da coleta seletiva, bem como os termos utilizados dentro da temática de resíduos sólidos. Posteriormente, serão formados grupos de trabalhos para fazer um diagnóstico de cada município e analisar a necessidade e a melhor forma de implantar a coleta. No segundo dia de atividades, serão trabalhadas as etapas de implantação da coleta seletiva.

Calendário

A próxima capacitação acontece nos dias 30 e 31, na região da Bacia Leiteira nos municípios que também encerraram os lixões. São eles: Olho D’Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte e Maravilha. Também haverá atividades no mês de abril nas da Zona da Mata e Sertão. 

Após finalizar as ações de capacitação, a Semarh irá acompanhar de perto o processo de implantação para saber dos avanços e dificuldades de cada município até que a coleta esteja de fato implantada. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-01.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-02.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

ANA

OUVIDORIA SEMARH 2.png.jpeg

boletim-hidrologico.png

RGA2.png

residuos solidos.png.jpeg

BannerBlog.png

IMA