» Página Inicial Sala de Imprensa Renan Filho dá início ao Programa Água para Todos em Alagoas
10/09/2015 - 11h19m

Renan Filho dá início ao Programa Água para Todos em Alagoas

Governador assinou ordem de serviço para implantação dos primeiros 47 sistemas simplificados de abastecimento de água

Renan Filho dá início ao Programa Água para Todos em Alagoas

Renan Filho chama a atenção para que as comunidades se organizem para otimizar equipamentos. (Foto: Márcio Ferreira)

Texto: Telma Elita

Fotos: Márcio Ferreira

O governador Renan Filho esteve nesta quarta-feira, 9, ao município de Cacimbinhas, no Sertão alagoano, para dar início ao Programa Água para Todos. Numa parceria com o Governo Federal, serão construídos 160 sistemas simplificados de abastecimento de água, uma oferta do líquido para mais de 2 mil famílias no Estado.

Na ocasião, foi assinada ordem de serviço para a implantação de quase um terço dos sistemas. “É uma grande satisfação estar aqui em Cacimbinhas dando início ao Programa Água para Todos. Lançamos aqui os primeiros 47 sistemas de 160 que serão feitos. A água será canalizada para a casa das pessoas, dessalinizada”, explicou Renan Filho.

Para o governador, é fundamental a organização das comunidades para que possam gerir os equipamentos com eficiência, junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e aumentar a oferta de água para todos.

“Aqui podem ter algumas necessidades, mas a principal é a oferta de água. Trazemos hoje o investimento de R$ 8 milhões, inicialmente, para disponibilizar água para mais de 2 mil famílias em Alagoas”, declarou Renan Filho.

Os primeiros 47 sistemas devem beneficiar 17 municípios do semiárido. Cada sistema atende a mais de 20 famílias. Entre os sertanejos atendidos, está Nemoenio Barbosa da Silva, conhecido como Zé Moreno.

“Eu nem tenho palavras para a minha alegria. Como produtor de leite, precisamos muito de água. Esse sistema favorece toda a comunidade Gravatá. Eu fico feliz porque não quero esse bem só para mim”, contou Nemoenio Barbosa, que nasceu e construiu família na cidade de Cacimbinhas.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi na comunidade Gravatá, no município. A implantação de apenas um sistema atenderá as 40 famílias do povoado. Até a conclusão dos trabalhos, o Programa Água para Todos levará avanços para todas as cidades do semiárido alagoano.

Para o prefeito de Cacimbinhas, Roberto Wanderley, deve ser prioridade do governo a valorização do Sertão. “O empenho dessa gestão deve chegar ao povo sertanejo. Agradecemos pelos esforços no sentido de trazer água para esse chão”, falou o gestor, em discurso.

A solenidade contou com a presença de vários prefeitos da região, do deputado federal Marx Beltrão, do deputado estadual Ricardo Nezinho, e do presidente da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (Uveal), Hugo Wanderley, entre outras autoridades.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, contou que o convênio com o Ministério da Integração Nacional, responsável pelo Programa Água para Todos, quase foi perdido.

“Estivemos em fevereiro em Brasília e ouvi do ministro que era incompreensível Alagoas ser o único estado do Nordeste com zero de execução no Água para Todos. Desde então, os esforços têm sido no sentido de destravar burocracias e avançar com a implantação desses sistemas”, revelou o secretário Alexandre Ayres.