Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2022 Fevereiro 2022 Semarh: Em uma hora, choveu em Maceió mais de 60% do volume esperado para todo o mês de fevereiro
21/02/2022 - 12h05m

Semarh: Em uma hora, choveu em Maceió mais de 60% do volume esperado para todo o mês de fevereiro

Chuvas que atingiram a capital alagoana no último domingo (20), foram de 38,2 mm; para todo mês de fevereiro era esperado 60 mm

Semarh: Em uma hora, choveu em Maceió mais de 60% do volume esperado para todo o mês de fevereiro

Texto de Marcio Chagas

A noite do último domingo (20) foi de muita chuva em um curto período de tempo em Maceió. Os dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mostram que em pouco mais de uma hora, a capital alagoana registrou 38,2mm de chuvas, mais da metade do que era esperado para todo o mês de fevereiro.

De acordo com os dados da Sala de Alerta, para todo este mês era esperado uma média de 60 mm de chuvas.  O coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, explicou a formação deste volume de água em Maceió. “A chuva que ocorreu no último domingo na Região Metropolitana de Maceió é uma típica chuva de verão, que acontece devido ao forte calor e a umidade próxima à costa de Alagoas. Esses fatores foram determinantes para o grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo, associado a raios e rajadas de vento”, explicou.

Devido à formação dessas nuvens serem rápidas e em curto espaço de tempo, a previsão consegue ter conhecimento apenas poucos minutos antes de serem formadas, devido a sua velocidade de formação.

Ainda segundo Pinho, há previsão de chuva para os próximos dias na capital, mas em um volume muito menor ao ocorrido no último domingo. Com a possibilidade de chuva intercalando com períodos de tempo seco nas primeiras horas do dia e durante a noite. 

Ações do documento