Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 Maio 2021 Semarh fortalece ações sustentáveis em toda Alagoas com capacitação de municípios para implementação de coleta seletiva
02/06/2021 - 13h52m

Semarh fortalece ações sustentáveis em toda Alagoas com capacitação de municípios para implementação de coleta seletiva

Ações de capacitação já foram realizadas em mais de 20 municípios; atividade tem intuito de conscientizar gestores, população e auxiliar na melhoria da renda de catadores

Semarh fortalece ações sustentáveis em toda Alagoas com capacitação de municípios para implementação de coleta seletiva

Texto de Marcio Chagas

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente está se aproximando e com ele as ações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) ganham ainda mais força no incentivo e fortalecimento de ações sustentáveis em toda Alagoas. Comemorado no dia 5 de junho, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do meio ambiente e de tomar ações mais conscientes.

 

Pensando em desenvolver um Estado cada vez mais sustentável e com ações que ajudam na melhoria do meio ambiente, a Semarh vem ampliando a implementação de Coleta Seletiva em Alagoas. Os técnicos da pasta percorrem os municípios para realizar uma capacitação sobre a coleta seletiva, voltada aos gestores municipais, cooperativos e associações de catadores, com o intuito de aperfeiçoar e fazer uma coleta adequada de resíduos sólidos.

 

Atualmente 20 municípios alagoanos já contam com a coleta seletiva instalada em seus municípios, tento o apoio da Semarh em sua capacitação. São eles: Maceió, Marechal Deodoro, Maragogi, São Miguel dos Campos, Coruripe, Campo Alegre, Inhapi, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Arapiraca, Quebrangulo, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveira, Piranhas, Igaci, Coité do Nóia, Craibas, Joaquim Gomes, Roteiro, Porto Calvo. Outros doze municípios devem ter sua capacitação finalizada até o fim de julho.

 

Em parceria com o Sebrae, as capacitações nos municípios visam o fortalecimento e uma maior consciência de gestores, população e catadores num descarte correto que fortaleça uma cultura sustentável em toda população.

 

 “Esse trabalho de implementação da coleta seletiva nos municípios é muito importante, porque além de trabalharmos para que as cidades se tornem mais sustentáveis, descartando os seus resíduos de forma correta, também geramos renda aos catadores e catadoras que sobrevivem dessa coleta de resíduos sólidos”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira.

 

Entrega de Pontos de Coleta Seletiva (Pevs)

 

A Semarh vem fazendo a entrega de Pontos de Coleta Seletiva no Estado, em paralelo as capacitações que estão sendo realizadas nos municípios. Os pontos auxiliam na logística reversa, sendo mais uma opção para que a população possa fazer o descarte correto dos materiais recicláveis, ajudando também a estimular a consciência ambiental na sociedade. Já foram entregues mais de 300 Pontos de Coleta em todo o estado; nos municípios de Campo Alegre, Marechal Deodoro, Maragogi, Coruripe, Quebrangulo, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Piranhas, Roteiro, Inhapi, São José da Tapara e Poço das Trincheiras.

 

Auxílio aos catadores

 

Pensando em como diminuir o impacto da redução e paralisação das atividades de associações e Cooperativas de Catadores durante o início da pandemia da Covid-19, onde os catadores estavam impossibilitados de realizarem suas atividades, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) investiu na compra de cestas básicas que beneficiaram diretamente 326 famílias.

 

Além de o auxílio alimentar às famílias, a ação emergencial incluiu cuidados com a saúde e a segurança dos trabalhadores que manuseiam material reciclável. A Semarh realizou a distribuição de EPIs (luvas e máscaras) e materiais de higiene e limpeza como detergentes, água sanitária, desinfetantes e álcool em gel.

 

 
Ações do documento