Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Setembro 2020 Tempo seco no último final de semana do Inverno; Primavera começa nesta terça-feira (22) em Alagoas
18/09/2020 - 20h26m

Tempo seco no último final de semana do Inverno; Primavera começa nesta terça-feira (22) em Alagoas

Chegada da estação traz o aumento das temperaturas máximas ao estado

Tempo seco no último final de semana do Inverno; Primavera começa nesta terça-feira (22) em Alagoas
 
 
Texto de Virna Pereira
 
O calor predomina no fim de semana que antecipa a chegada da primavera. Segundo a previsão do tempo divulgada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), nesta sexta-feira (18) o tempo tende a ficar seco e com sol entre poucas nuvens em boa parte do estado.

Ainda na sexta-feira (18) e no sábado (19), nebulosidade variável com possibilidade de chuva durante a manhã em Maceió, Litoral e Zona da Mata. O sol deve se manter firme durante o dia em todas as regiões. No Sertão, as temperaturas atingem a mínima de 23°C e temperatura máxima de 33°C. Em Maceió, 25°C e 30°C.

Para o domingo (20), sol entre poucas nuvens e todas as regiões de Alagoas. No Agreste, os termômetros variam entre 22°C e 32°C, no Baixo São Francisco, 25°C e 30°C, e no Sertão do São Francisco, 21°C e 34°C.

Segundo o Meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinicius Pinho, a primavera possui algumas características específicas aqui em Alagoas. “No início da primavera, estamos numa fase de transição do período chuvoso para o período seco, o que explica as chuvas rápidas, principalmente durante as manhã e madrugadas. Além do aumento gradual da temperatura, principalmente das máximas, índices ultravioletas elevados e mudança da direção dos ventos”, contextualiza.

Ainda segundo Pinho, em Alagoas com o início da primavera, as chuvas tendem a diminuir, e ocorre uma mudança no regime de ventos, que antes passava de leste a sudeste e agora, passa a ser de nordeste: um vento mais intenso, forte, quente e mais seco.

“Esses ventos tem características mais intensas, quente, dando uma sensação de abafamento. Aqui na Sala de Alerta, neste período, é comum a emissão de avisos meteorológicos decorrentes desse fenômeno, que, geralmente, provoca alguns transtornos, como quedas de árvores e engarrafamentos urbanos”, conclui.

A previsão do tempo pode ser conferida diariamente em http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao, bem como no aplicativo “Semarh Tempo Alagoas”, disponível para a plataforma android.
Ações do documento