Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Outubro 2020 Alagoas deve registrar altas temperaturas neste final de semana, aponta Sala de Alerta
21/10/2020 - 17h42m

Alagoas deve registrar altas temperaturas neste final de semana, aponta Sala de Alerta

Ar seco deve deixar as temperaturas elevadas e com sensações térmicas mais intensas, principalmente no interior do Estado

Alagoas deve registrar altas temperaturas neste final de semana, aponta Sala de Alerta
 
Texto de Virna Pereira

Altas temperaturas em Alagoas neste final de semana. É o que aponta a Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), ao confirmar uma onda de calor invadindo o Estado.

Isso acontece porque a formação de uma massa de ar seca sobre o continente vem sendo influenciada por um sistema chamado de alta subtropical do atlântico sul.

“Este sistema sobre o continente acaba inibindo as chegadas de frente frias, que ao chegarem ao sul do país acabam se deslocando diretamente para o oceano atlântico formando um bloqueio atmosférico. Dessa forma, o tempo se mantém seco e com pouca umidade no restante do país”, explica o meteorologista Vinicius Pinho.

Esse ar seco e quente deve deixar as temperaturas elevadas e com sensações térmicas mais intensas, principalmente na região do interior de Alagoas, onde as máximas podem chegar aos 38°C.

É importante ressaltar que para configurar uma situação de alerta meteorológico devido às altas temperaturas, é preciso ultrapassar o período de cinco dias consecutivos com as temperaturas máximas 5°C acima da média histórica.

Fim de semana
Para o final de semana em Alagoas, a previsão do tempo divulgada nesta sexta-feira (9) pela Sala de Alerta mostra tempo predominantemente ensolarado e altas temperaturas como o esperado para todo o estado.

Na sexta-feira, as temperaturas variam entre 25ºC e 31°C na capital alagoana. No Sertão alagoano, entre 21°C e 35°C.

Para o sábado (10), o tempo se mantém o mesmo. No Agreste, os termômetros atingem mínima de 24°C e máxima de 33°. No Litoral, entre 25°C e 32°C.

No Domingo (11), predomínio de sol e tempo seco em todas as regiões de Alagoas. No Sertão, mínima de 22°C e máxima de 38°C. Em Maceió e Baixo São Francisco, 24°C de mínima e 33°C de máxima.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento da previsão do tempo pode ser feito pelo site www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao.
Ações do documento