» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Março 2020 Governo de Alagoas firma compromisso para a implantação da logística reversa de baterias automotivas
11/03/2020 - 13h48m

Meta estipulada é que até 2023 sejam coletadas, de forma correta, 90% dessas baterias em todo o Estado de Alagoas; termo será assinado nesta quinta-feira (5), às 11h, na Semarh

Texto de Alexandre Ferrari

Com o objetivo de implementar o Plano de Logística Reversa e Responsabilidade Pós-Consumo de Baterias Chumbo-Ácido, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) se reúne nesta quinta-feira (05) com algumas instituições para realizar a assinatura de um termo de compromisso. A formalidade acontecerá no auditório da Semarh, em Jacarecica, às 11h.

Representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomercio - AL) e do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber) assinam juntamente com a Semarh o termo que propõe a implementação de um sistema composto por pontos e serviços de coleta, transporte, armazenamento e a destinação final ambientalmente adequada.

“A Semarh se compromete nesse termo a induzir e fomentar as ações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos [PNRS], seja desenvolvendo projetos de gestão dos resíduos sólidos no âmbito intermunicipal ou regional, seja incentivando a adoção de práticas que promovam a valorização de produtos fabricados com material reciclado pós-consumo, tornando um Estado mais sustentável”, explicou o Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira.

Os fabricantes e importadores aderentes ao termo serão responsáveis por encaminhar para a reciclagem 100% do que for coletado das baterias inservíveis, que são as baterias de chumbo-ácido que não apresentam mais a capacidade de acumular e entregar energia elétrica. A meta estipulada é que até 2023 sejam coletadas 90% dessas baterias em todo o Estado de Alagoas.