Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Janeiro 2020 Semarh visita Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos em São Paulo
31/01/2020 - 11h51m

Semarh visita Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos em São Paulo

Secretário Fernando Pereira fez a visita em busca de novas tecnologias geradoras de energias alternativas que podem ser aplicadas em Alagoas

Semarh visita Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos em São Paulo

Texto de Marcio Chagas

 

Em busca de novas alternativas que aprimorem o tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em Alagoas e a geração de energias alternativas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) visitou, na tarde desta quinta-feira (30), um Parque Industrial onde está localizado um Centro de Tratamento, em Araraquara, São Paulo.
 
O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, e a gerente de resíduos sólidos da Semarh, Elaine Melo, participaram da visita. Na ocasião, acompanharam uma demonstração de tratamento de resíduos, biomassas e geração de energias alternativas renováveis, que pode gerar uma economia para o setor público e privado.

“Aqui tivemos a oportunidade de conhecer soluções para o reaproveitamento de resíduos, gerando subprodutos como o diesel, herbicidas e carvão. É uma solução onde se pode diminuímos o volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários, gerando uma energia alternativa. Vamos tentar captar investimentos, para que em um futuro não tão distante, possamos levar essa tecnologia para Alagoas”, explicou Pereira.

A solução de tratamento é realizada graças a uma ferramenta chamada Planta de Pirólise, que faz o processo de todo o resíduo sólido de forma ambientalmente correta, gerando muitos outros subprodutos, como combustíveis e inseticidas que podem ser reaproveitadas em vários setores industriais.

 

Ações do documento