Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Fevereiro 2020 Semarh dá dicas para foliões alagoanos aproveitarem o Carnaval de forma sustentável
19/02/2020 - 14h31m

Semarh dá dicas para foliões alagoanos aproveitarem o Carnaval de forma sustentável

Período de festa se inicia neste sábado (22) e vai até a próxima quarta-feira (25)

Semarh dá dicas para foliões alagoanos aproveitarem o Carnaval de forma sustentável

Texto de Ascom Semarh

 

O Carnaval está batendo na porta, e já tem muito folião alagoano pronto para cair na folia. E para que as pessoas possam aproveitar os festejos com respeito ao meio ambiente e aos espaços públicos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), reforça algumas orientações para este período.

As festas iniciam neste sábado (22) e vão até a próxima quarta-feira (25). E as recomendações são válidas para todo mundo, desde os foliões que vão à praia, até os que vão preferir ficar na cidade, ou no interior.

Descarte correto dos resíduos

Um dos principais impactos neste período do ano é o aumento na geração de resíduos. Para se ter uma ideia, durante as prévias carnavalescas do último sábado (15), na Orla de Maceió, as cooperativas de reciclagem arrecadaram uma tonelada em resíduos, entre latinhas de cerveja, garrafas de água, plásticos e outros materiais quando acumulados agridem o meio ambiente e podem trazer transtornos em caso de chuva.

Para que esses resíduos não gerem um impacto negativo no meio ambiente, como o entupimento de bueiros, poluição das praias, rios e lagoas, prejudicando diretamente as vidas marinhas, é importante que as pessoas optem por produtos com embalagens sustentáveis, por exemplo, e realizem o descarte correto dessas embalagens. “Com o aumento do lixo produzido durante o Carnaval é ainda mais importante seguir essa regra à risca. Caso contrário, há perigo de todas as latinhas, garrafas e acessórios perdidos irem parar onde não devem, como no mar ou em córregos”, reforça Fernando Pereira, secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Leve seu copo e prefira as latinhas

Manter-se hidratado é a regra número um do carnaval. Mas, na hora de tomar água, refrigerantes, cerveja ou outra bebida, procure ao máximo evitar plásticos: leve seu próprio copo (uma dica é amarrá-lo a um barbante ou elástico para carregá-lo como se fosse uma bolsa) e, sempre que possível, prefira bebidas enlatadas. É que o alumínio é altamente reciclável e, se descartado corretamente, pode voltar às prateleiras em 60 dias.

Economize energia

Não é só seu corpo que pode poupar energia para os dias de folia. Se for viajar ou passar o dia fora, tire os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, como TV, computador, carregadores de bateria. O simples fato de ficarem no modo “stand by” pode levá-los a consumir até 25% de energia do que se estivessem de fato ligado.

 Confira a previsão do tempo e aproveite o litoral

As praias de Alagoas são destaque internacionalmente, e para quem deseja aproveitar o carnaval e desfrutar do nosso litoral é só conferir a previsão do tempo. “Na Sala de Alerta da Semarh são divulgados boletins diários com a previsão do tempo em toda Alagoas e durante o carnaval não será diferente. Para isso é só acessar o www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao ou pelo aplicativo Semarh Tempo Alagoas, disponível para as plataformas Android e Ios”, conclui o secretário Fernando Pereira.

Ações do documento