» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Dezembro 2020 Governo de Alagoas fará a entrega de 40 Pontos de Entrega Voluntária para a Prefeitura de Maceió, na próxima quinta-feira (17)
15/12/2020 - 15h08m

Iniciativa visa estimular à população a realizar um descarte correto de resíduos recicláveis

Texto de Marcio Chagas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), dá um importante passo para fortalecer as ações de sustentabilidade e da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Isso porque serão entregues 40 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) à prefeitura de Maceió, que posteriormente serão disponibilizadas às cooperativas de reciclagem para que possam fazer a instalação na capital alagoana.

A entrega será feita na próxima quinta-feira (17), às 10h, no EcoPonto Pajuçara, localizado na Rua Luiz Campos Teixeira, 416, no bairro do Poço.

Os pontos auxiliam na logística reversa, sendo mais uma opção para que a população possa fazer o descarte correto dos materiais recicláveis, ajudando também a estimular a consciência ambiental na sociedade. As cooperativas Cooprel (Benedito Bentes e Antares), Coopvila e Cooplum serão as responsáveis pela instalação dos pontos pela cidade.

“Precisamos de um esforço em conjunto do governo, da iniciativa privada e de toda sociedade para que nosso estado continue sendo referência na implantação da política pública de resíduos sólidos, como já fizemos com o encerramento dos lixões e sendo o primeiro Estado do Nordeste a implantar a logística reversa de bateria de chumbo ácido. A implantação dos Pontos também é uma importante ação para seguirmos neste caminho”, destacou o secretário de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Paulo Tavares.

Os PEVS serão instalados em locais apropriados e escolhidos de forma consciente para que possam receber os materiais recicláveis, como garrafas pet, caixa de papelão e latas de refrigerante.  É necessário que o material a ser descartado esteja limpo e separado dos resíduos orgânicos. Caso contrário, isso pode infectar esses materiais e dificultar o processo de reciclagem das cooperativas.

A Semarh já fez a entrega de mais de 150 Pontos de Coleta em todo o estado; nos municípios de Campo Alegre, Marechal Deodoro, Maragogi, Coruripe, Quebrangulo, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Piranhas e Roteiro.