Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Abril 2020 Semarh emite alerta meteorológico para chuvas de intensidade moderada à forte
30/04/2020 - 20h57m

Semarh emite alerta meteorológico para chuvas de intensidade moderada à forte

Volume de chuva pode gerar acúmulos significativos no Litoral, Zona da Mata, em especial o município de Rio Largo e no Baixo São Francisco

Texto de Ascom Semarh

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atualizou o aviso meteorológico, emitido na tarde desta sexta e mudou seus status para Alerta Meteorológico.  

Isso porque condições atmosféricas sobre a costa da região Nordeste do Brasil continuam favoráveis a ocorrência de chuva com intensidade moderada à forte, gerando acumulados significativos no Litoral, com atenção especial para região Norte, na Zona da Mata, com atenção especial para o município de Rio Largo, e a região do Baixo São Francisco, durante a noite de hoje podendo se estender até a noite da próxima sexta (1º).

Nas outras regiões ambientais, existe a previsão de chuva de intensidade fraca à moderada, intercalando com períodos de tempo seco.

Ainda segundo o Alerta, com a continuidade das chuvas, aumenta significativamente o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta na região metropolitana e em pontos isolados da Zona da Mata.

Os meteorologistas ainda salientam que pancadas intensas poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

Até o momento, os principais rios do Estado de Alagoas não correm risco de transbordamento.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. É fundamental o acompanhamento diário da previsão do tempo, juntamente com o monitoramento dos níveis dos rios pelo site da SEMARH através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico respectivamente.

 

 

Ações do documento