Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Outubro 2019 Semarh e Instituto Jogue Limpo entregam pontos para descarte correto de vasilhames de óleo lubrificante em Marechal Deodoro
30/10/2019 - 13h10m

Semarh e Instituto Jogue Limpo entregam pontos para descarte correto de vasilhames de óleo lubrificante em Marechal Deodoro

Trabalho visa impedir que esses resíduos venham contaminar o meio ambiente

Semarh e Instituto Jogue Limpo entregam pontos para descarte correto de vasilhames de óleo lubrificante em Marechal Deodoro

Por Alexandre Ferrari

Com o objetivo de combater o descarte irregular e garantir o destino correto das embalagens de óleo lubrificante em Marechal Deodoro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com o Instituto Jogue Limpo decidiu instalar mais dois pontos de coleta desses vasilhames no município.

Inaugurados no último dia 22 deste mês, um deles fica localizado na oficina especializada em troca de óleo, Marechal Lubrificantes, e o outro, na Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar), a primeira cooperativa de catadores do Brasil a receber esse tipo de rejeito para dar a destinação correta.

Segundo a Gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, estes materiais não podem ser comercializados pela cooperativa por ser um resíduo perigoso. “Ele não pode ser reciclado nos modos convencionais. Todo resíduo perigoso ele vai ter um trato diferenciado antes de qualquer processo de reciclagem. De qualquer forma, como as embalagens já estão chegando na cooperativa, principalmente por via de descarte incorreto, nós resolvemos instalar o ponto de coleta”, explicou.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".

O Instituto Jogue Limpo é responsável pela logística de recebimento das embalagens de óleo lubrificante. Ele recolhe os vasilhames e realiza a tramitação desses rejeitos para serem limpos, tratados e reciclados adequadamente de forma que não terminem em um aterro por conta do descarte irregular.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura de Marechal Deodoro, Matheus Gonzalez, o descarte incorreto pode acarretar em problemas de contaminação sérios, não só para o meio ambiente, mas também para a economia do município que vive do turismo e pesca.

“A verdade é que um dos maiores geradores de empregos aqui no município é o turismo do meio ambiente. Ou é o mar do Francês ou é a nossa lagoa. São mais de 7 mil pescadores que se somam também as pessoas que trabalham nos bares e pousadas”, disse o secretário.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental de Marechal Deodoro, Rennisy Cruz, mesmo não podendo comercializar essas embalagens, a Coopmar tomou essa responsabilidade de separar esse material como uma missão sócio-ambiental. “A Coopmar se coloca como responsável ambiental e social, disponibilizando o prédio da cooperativa como ponto de recebimento desse material para reduzir os impactos no meio ambiente, sendo também multiplicadora dessa ideia e contribuindo para que esses rejeitos não venham contaminar a lagoa ou até mesmo a praia”, afirmou.

Ações do documento