» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Outubro 2019 Praias alagoanas estão aptas para banho e seguem sendo monitoradas pelo Governo de Alagoas
15/10/2019 - 09h25m

Drones e embarcações estão sendo usadas no monitoramento e não foram identificadas novas manchas de óleo se aproximado da costa de alagoas

Texto de Ascom Semarh

Um relatório sobre situação das praias alagoanas atingidas pelas manchas de óleo foi emitido nesta sexta-feira (11), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secetaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e esclarece que as praias alagoanas estão aptas para banho.

Apesar das manchas encontradas em algumas praias do Estado, em especial na área do Litoral Sul, as ações de monitoramento e de limpeza das regiões junto aos municípios têm sido o suficiente para manter a região própria para banho, como esclarece o secretário executivo do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alex Gama.

“Foi uma semana de acompanhamento com os municípios de todo o Litoral alagoano. No Norte as praias estão limpas sem nenhum registro significante de fragmentos. E no Litoral Sul, nos municípios de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Roteiro, houve registro de materiais encontrados, mas já foi feita a limpeza. O IMA fará o recolhimento deste material para ser encaminhado à Central de Tratamento de Resíduos [CTR]. Apenas em Coruripe e Piaçabuçu houve um volume expressivo de material encontrado, mas as prefeituras já estão realizando a limpeza das áreas afetadas”, disse Gama.

É importante destacar também que os municípios de Coruripe e Piaçabuçu vão seguir recebendo um atendimento especial, por terem recebido um maior número de manchas de óleo, aos quais já foram retiradas e estão recebendo o devido encaminhamento à Central de Tratamento de Resíduos.

Ainda deve ser ressaltado que os fragmentos que ainda podem ser encontrados são considerados insignificantes, sem a necessidade de intervenção emergencial, onde as ações das prefeituras municipais conseguem sanar os danos.

Por fim, ressalta-se que não foram identificadas manchas de óleo adentrando a Foz do Rio São Francisco, porém segue o monitoramento da foz e, caso haja a necessidade, haverá a descarga de vazões do reservatório de Xingó para evitar que possíveis manchas deste óleo adentrem ao rio São Francisco.

Monitoramento intensificado

Equipes da Semarh e do IMA/AL fizeram um monitoramento com o uso de drones e embarcações na região da foz do Rio São Francisco, até a região de Piaçabu, e  não foram encontradas novas manchas de óleo se aproximando da costa de Alagoas.