» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Outono inicia nesta quarta (20) com períodos regulares de chuvas
19/03/2019 - 11h39m

Outono inicia nesta quarta (20) com períodos regulares de chuvas

Quadra chuvas deve começar na segunda quinzena de abril e temperaturas devem diminuir gradativamente

Outono inicia nesta quarta (20) com períodos regulares de chuvas

Sala de Alerta monitora as condições climáticas em Alagoas (Foto: Reprodução/Semarh)

Texto de Ascom Semarh

O outono, estação que começa nesta quarta-feira (19), às 18h58, e se estende até o dia 21 junho, é especialmente importante para a região Nordeste devido ao início do período chuvoso.

De acordo com o coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o meteorologista Vinícius Pinho, a chamada quadra chuvosa tende a iniciar na segunda quinzena de abril. As características para este período são chuvas regulares nos próximos meses.

“São chuvas que devem chegar às regiões do Estado de forma regular. Chuvas consideradas normais para o período, para a estação do outono. A tendência, em relação às temperaturas, passe a diminuir gradativamente, aliviando assim esse calor que estamos sentindo ainda decorrente do verão”, explica o meteorologista Vinícius Pinho.

Com a chegada do outono e consequentemente a quadra chuvosa, o coordenador da Sala de Alerta da Semarh chama a atenção para o monitoramento das chuvas, não somente para os municípios que compõem a região metropolitana, direcionando ainda o acompanhamento para a Zona da Mata, que tem histórico de inundações devido à proximidade das bacias hidrográficas.

Bairro do Pinheiro

A Sala de Alerta da Semarh reitera que permanece em monitoramento em relação ao bairro do Pinheiro, em Maceió. Todas as informações alusivas ao tempo e clima são repassadas diariamente para a Defesa Civil Estadual e Gabinete do Governador.

alerta.gif