Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Junho 2019 Sistema de monitoramento de resíduos sólidos começa a funcionar em Alagoas
28/06/2019 - 10h00m

Sistema de monitoramento de resíduos sólidos começa a funcionar em Alagoas

Texto de Ascom Semarh


A Secretaria de Estrado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) publicou no Diário Oficial, da última terça-feira (18), uma portaria para que os geradores, de resíduos da saúde, bem como transportadores de destinação intermediária e final do segmento realizem o cadastro no Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos no Estado de Alagoas (SGROS/AL).

Segundo a portaria, de número 239 de 2019, o prazo para esse cadastramento é de 60 dias, a contar da data de publicação. Depois do fim deste prazo, os transportadores e destinadores destes resíduos em Alagoas não poderão transportar e receber resíduos sólidos sem o devido cadastramento no Sistema, podendo haver sanções aos que descumprirem a Portaria.

O que é o SGROS

É uma ferramenta que permite o monitoramento de forma mais eficiente, e um controle mais efetivo dos órgãos ambientais da geração, transporte e das destinações intermediária e final dos resíduos sólidos e rejeitos gerados em território alagoano. A ferramenta servirá para que os órgãos possam acompanhar a geração e destinação intermediária e final dos resíduos e será o único sistema a ser utilizado no Estado.

Além da área de saúde, todos os demais segmentos que geram resíduos estarão sendo convocados posteriormente para o mesmo procedimento de cadastramento.

 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-01.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-02.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

banner-transparencia.png

ANA

boletim-hidrologico.png

RGA2.png

residuos solidos.png.jpeg

IMA