Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Julho 2019 Sala de Alerta emite aviso meteorológico para o fim de semana em Alagoas
26/07/2019 - 11h30m

Sala de Alerta emite aviso meteorológico para o fim de semana em Alagoas

Chuvas de intensidade moderada e algumas pancadas intensas podem atingir o estado até o próximo sábado (27)

Sala de Alerta emite aviso meteorológico para o fim de semana em Alagoas

Texto de Ascom Semarh


A Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um Aviso Meteorológico, na manha desta sexta-feira (26), para  instabilidade sobre o leste de Alagoas, que provocará chuvas de intensidade moderada e algumas pancadas intensas em pontos isolados do Litoral, que pode se estender até o próximo sábado (27).

Ainda segundo o aviso, essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas e também não impactarão nos níveis das lagoas. No entanto, pancadas intensas podem provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis. Nas outras regiões, existe a previsão de chuvas fracas, intercaladas com períodos de tempo seco.

Para o domingo (28), há a possibilidade de chuva para todo o estado. Em Maceió, a temperatura deve variar entre os 25º graus de temperatura mínima e os 28º de máxima. Já no Sertão, a temperatura vai variar entre 22º e 30º graus.

A previsão pode ser acessada em tempo real, por meio do site www.semarh.al.gov.br, ou pelo aplicativo “Semarh Tempo Alagoas”, disponível para a plataforma Android e iOS.

Monitoramento dos rios

Com o volume de chuvas que atingiu o estado de Pernambuco nos últimos dias, houve um aumento na busca de informações sobre a situação dos rios e barragens em Alagoas e como são feitos os monitoramentos nos rios e barragens do estado.

Para responder os questionamentos, conversamos com o coordenador da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, que esclareceu como as atividades de monitoramento são realizadas em Alagoas. “Aqui no estado, nós possuímos 27 estações hidrometerologicas. Elas são instaladas em campo e no leito dos principais rios do estado [Rio Mundaú, Paraíba, Jacuípe, Camaragibe, Ipanema e Coruripe] e são responsáveis pelo monitoramento meteorológico e hidrológico das principais bacias hidrográficas”, explicou o meteorologista.

Ao menos uma estação de monitoramento está instalada em cada uma das bacias hidrográficas com historio de inundação. “Esses equipamentos nos dão informação de chuva e de nível do rio, sempre em temo real. E todas as informações estão disponíveis ao público no site da Semarh. Os rios possuem cotas de alerta e inundação já definidas, que também estão disponíveis no site. Quando os níveis dos rios atingem a cota de alerta, nós avisamos a defesa civil para ela retirar a população dessas áreas de risco”, completou Pinho.

Ações do documento