Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Julho 2019 Estão abertas as candidaturas para as eleições de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pratagy
30/07/2019 - 12h10m

Estão abertas as candidaturas para as eleições de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pratagy

Eleições para o Comitê, responsável pelas decisões sobre a água, serão realizada no dia 5 de agosto

Estão abertas as candidaturas para as eleições de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pratagy

Texto de Marcio Chagas

Em busca de seguir garantindo a gestão democrática e participativa dos recursos hídricos em Alagoas, na próxima segunda-feira (5), acontecem as eleições para os novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pratagy, que serão realizadas na sede da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), na Rodovia AL-101 Norte, no bairro de Jacarecica, a partir das 9h.

E para enfatizar a importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas, bem como a responsabilidade e deveres dos seus membros, a Semarh buscou explicar, de forma didática, o que é uma bacia hidrográfica, o papel e o dever de seus comitês.

O uso da água

O Brasil é um país rico em reservas hídricas e a situação em Alagoas não é diferente. Aqui no estado existem 53 Bacias Hidrográficas, sendo sete federais e 46 estaduais. Essas Bacias são divididas em 16 Regiões Hidrográficas.

Por isso, o Governo do Estado, por meio da Semarh, tem o uso da água como um dos pilares na agenda ambiental. E uma gestão eficaz deste recurso tem um grande poder de integração, por afetar todos os setores da economia e todos os segmentos da sociedade.

Compreender como funciona a gestão das águas nas bacias hidrográficas brasileiras é fundamental para a preservação, não só de sua qualidade, mas da quantidade disponível, assegurando esta riqueza para as próximas gerações.

O que são bacias hidrográficas e seus Comitês?

A bacia hidrográfica de determinado rio é toda a área que, graças ao seu relevo, recebe as águas das chuvas, direcionando estas águas para rios ou os afluentes (rios e riachos que deságuam no rio principal). Essas águas escoam até a foz do rio, localizada no ponto mais baixo da área. 

Ao caminhar por ruas, cidades e rodovias, a população está necessariamente sobre áreas de bacias hidrográficas. As atividades como agricultura e pecuária e até o abastecimento público estão ligados à quantidade e qualidade das águas nas bacias. E os Comitês são responsáveis pela discussão e gerenciamento o uso dessas águas da maneira correta e que venha beneficiar à população.

Já o Comitê é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, onde ocorrem as discussões e decisões em primeira instância no âmbito de uma bacia ou região hidrográfica.  Eles são formados por representantes do Poder Público, dos usuários de Água e da Sociedade Civil. Atualmente, em Alagoas, existem cinco comitês. São Eles: Coruripe, Pratagy, Piauí, CELMM e São Miguel.

Conheça o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pratagy

Este comitê foi criado em 2005, e possui uma área de atuação de 1.911,3 km³, com sete municípios integrantes; Barra de Santo Antônio, Flexeiras, Maceió, Messias, Murici, Paripueira e Rio Largo. E os rios que formam esta Bacia são o Rio Reginaldo, Jacarecica, Paratagy, Meirim e Sapucaí.

Como participar da eleição do Comitê do Pratagy?

As inscrições para o processo eleitoral poderão ser realizadas até a data das Eleições do Comitê da Região Hidrográfica do Pratagy, que ocorrerá no dia 5 de agosto de 2019, às 9h, na Sede da Semarh. As inscrições poderão ser realizadas presencialmente ou por email.

Ações do documento