Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Dezembro 2019 Semarh finaliza 2019 com importantes avanços para o desenvolvimento hídrico e sustentável em Alagoas
13/01/2020 - 10h07m

Semarh finaliza 2019 com importantes avanços para o desenvolvimento hídrico e sustentável em Alagoas

Ações executadas pela pasta levam benefícios para mais de 95 mil pessoas em todo o Estado

Semarh finaliza 2019 com importantes avanços para o desenvolvimento hídrico e sustentável em Alagoas

Texto de Marcio Chagas e Virna Pereira

 

Com a proximidade do fim do ano, a Secretaria de Estado Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) comemora as ações desenvolvidas pela pasta em prol da população de Alagoas em 2019. Foram mais de 95 mil pessoas beneficiadas pelos programas de acesso à água; principalmente no Sertão e Agreste do estado.

Entre os avanços das obras hídricas, o Programa Água Doce (PAD) ganha destaque nesse quesito. O PAD instala sistemas de dessalinização que filtram a água salinizada e transformam 40% do líquido em potável. Em parceria com o Governo Federal, 30 sistemas foram instalados em Alagoas este ano, beneficiando mais de 2.800 famílias.

 Outro programa que vem facilitando a chegada da água na casa dos mais necessitados são os Microssistemas de abastecimento de água, que usam os recursos do Canal do Sertão para o consumo humano, de qualidade, direto na torneira e dentro das casas das famílias da região. Juntamente com o Programa Água Para Todos, atendendo mais de 1.200 famílias alagoanas.  

O Programa de Recuperação de Nascentes também entra em evidência com as mais de 20 nascentes recuperadas em toda Alagoas.  Além disso, mais de 3.000 outorgas do uso de água foram entregues aos produtores rurais regularizados por meio de campanhas promovidas pela Semarh. Agora, agricultores capacitados sobre o manejo de água e solo, terão assistência técnica disponível, e acesso a créditos rurais para a produção agrícola.

De acordo com Fernando Pereira, Secretário de Estado da Semarh, a pasta atinge seu objetivo para os recursos hídricos com um grande impacto positivo. “Trabalhamos duro em 2019 para levar o acesso à água potável e de boa qualidade para as famílias alagoanas que mais precisam. Essa é uma das premissas do Governo de Alagoas e da Semarh. Além de facilitar o crescimento dos pequenos produtores, autorizando o uso regular da água e dando a possibilidade deles conseguirem créditos rurais para eles se desenvolverem ainda mais”, enfatiza. 

Meio ambiente

Outro setor da pasta que atingiu metas importantes foi o desenvolvimento sustentável. Seguindo políticas públicas, a Semarh prioriza os recursos naturais e leva educação socioambiental para os quatro cantos do Estado.

Com a proposta de reflorestar as matas ciliares, o Programa Planta Alagoas, distribui mais de 6.500 mudas de espécies nativas da região em 2019 por todo o estado.

Percorrendo todo o estado, técnicos da Semarh, juntamente com a Sala de Alerta, colocaram em prática e levaram uma série de atividades que reforçam da educação ambiental junto às gestões municipais nas escolas.

Outra medida de impacto positivo da Semarh foi à atenção aos resíduos sólidos. Por meio de campanhas para conscientizar a população, houve o monitoramento do descarte de lixo, pneus, entulhos e materiais inservíveis. No último dia D, mais de oito mil pneus foram recolhidos e levados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), para o descarte de forma correta.

Ações do documento