Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Verão tem previsão de temperaturas elevadas e períodos de chuva
20/12/2017 - 12h50m

Verão tem previsão de temperaturas elevadas e períodos de chuva

Fenômeno Vcan é comum para essa época do ano e poderá trazer chuvas e trovoadas

Verão tem previsão de temperaturas elevadas e períodos de chuva

Meteorologista Henrique Mendonça explica a formação desse fenômeno durante a estação mais quente do ano (Foto: Ascom Semarh)

Texto de Débora Rosset

O verão em Alagoas inicia oficialmente nesta quinta-feira (21) a partir das 14h28min, horário de Brasília e segue até 20 de março de 2018. A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estima esse período com temperaturas elevadas e pancadas de chuva. 

De acordo com a meteorologia, a estação mais quente do ano terá temperaturas de até 36º C no Sertão e 32º C na região do Litoral. Não se descarta a possibilidade de chuvas seguidas de trovoadas. 

Segundo a Sala de Alerta, um fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), um sistema comum para a época do ano que poderá trazer chuvas de intensidade forte, conhecidas como trovoadas de janeiro. 

O meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça, explica que a formação desse fenômeno durante a estação do verão é comum.  

“É comum o aparecimento desse fenômeno nessa época. O sistema se caracteriza pelo ar frio e seco, que desce de altos para baixos níveis da atmosfera. Justamente por isso, as nuvens ficam carregadas, acarretando em trovoadas”, esclarece.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-01.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-02.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

ANA

OUVIDORIA SEMARH 2.png.jpeg

boletim-hidrologico.png

RGA2.png

residuos solidos.png.jpeg

BannerBlog.png

IMA