Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Uso da água do Canal do Sertão é apresentado a auditores do TCU
06/09/2017 - 11h45m

Uso da água do Canal do Sertão é apresentado a auditores do TCU

Visita técnica contou com representantes da Semarh, Seagri, Seinfra e Casal

Uso da água do Canal do Sertão é apresentado a auditores do TCU

Estratégias de aproveitamento produtivo da água do Canal do Sertão foram apresentadas pelo Governo a técnicos do TCU

Texto de Nigel Santana

O uso da água e suas possibilidades foram o principal foco de uma visita técnica realizada durante toda a terça-feira (5) ao Canal do Sertão, nos trechos onde se constata água corrente. 

A visita contou com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), gestora do Canal do Sertão; Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Agricultura (Seagri); Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); e Tribunal de Contas da União (TCU). 

Durante a visita, os representantes do Estado percorreram o trecho que inicia em Delmiro Gouveia, no quilômetro zero do Canal do Sertão até chegar ao município de São José da Tapera.

Projetos estruturantes voltados para pecuária e agricultura foram apontados pelos órgãos governamentais aos dois auditores do Tribunal de Contas da União. A irrigação também foi outro ponto forte da vistoria, já que os técnicos do TCU observaram diversos trechos com plantio de hortaliças, sorgo, tomates e milho. 

Tanto os órgãos do Governo do Estado quanto os auditores estiveram ainda na integração do Canal com o sistema adutor do Alto Sertão, localizado no município de Água Branca. A Casal retira desse sistema 400 litros de água por segundo, com benefício extensivo às cidades de Piranhas, Olho d´Água do Casado, Delmiro Gouveia, Água Branca, Mata Grande, Inhapi, Canapi e Pariconha.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, a visita técnica é mais um exemplo dos atos de responsabilidade do Governo de Alagoas com a aplicação dos recursos públicos em obras que contemplem as famílias. 

“O Governo vem atuando efetivamente para expandir o acesso da água à população. No Semiárido não é diferente. O Canal do Sertão amplia as possibilidades de uso da água por produtores que estão irrigando suas terras e cultivando alimentos tanto para consumo quanto para geração de renda”, destaca o secretário Alexandre Ayres.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-01.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-02.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

ANA

OUVIDORIA SEMARH 2.png.jpeg

boletim-hidrologico.png

RGA2.png

residuos solidos.png.jpeg

BannerBlog.png

IMA