Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Semarh vai lançar plano para plantio de um milhão de mudas
02/05/2018 - 12h28m

Semarh vai lançar plano para plantio de um milhão de mudas

Ação faz parte do fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas

Semarh vai lançar plano para plantio de um milhão de mudas

O planejamento, segundo o secretário, é plantar um milhão de mudas nos próximos quatro anos (Foto: Ascom Semarh)

Texto de Nigel Santana

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai lançar, em 6 de junho, um plano para o reflorestamento das matas ciliares. A ação faz parte do fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas em Alagoas.

A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (2) pelo titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, durante uma reunião com secretários de Meio Ambiente, bem como com os presidentes dos Comitês de Bacia, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA)

O planejamento, segundo o secretário, é plantar um milhão de mudas nos próximos quatro anos. Neste contexto, cada órgão terá de desempenhar a sua atribuição, evitando assim que somente um agente se encarregue de todas as responsabilidades.

“A Semarh vai distribuir as mudas e os municípios terão a incumbência de realizar o plantio. Já os comitês de bacia terão a responsabilidade de monitorar e acompanhar todo este trabalho”, declarou o secretário.

De acordo com Alexandre Ayres, o Governo de Alagoas atuou numa frente para reativar os comitês de bacia e um novo passo está se consolidando.

Já estão ativos os comitês da Região Hidrográfica do Complexo Estuarino Lagunar Maundaú-Manguaba (CBH CELMM); do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Pratagy (CBH Pratagy); da Região Hidrográfica do São Miguel; da região Hidrográfica do Coruripe; e da Bacia Hidrográfica do Piauí.

Presente à reunião, a presidente do comitê de bacia do Rio Piauí, Elza Messias, destacou que os trabalhos têm avançando com frequência. “É fundamental a manutenção deste apoio da Semarh desde a reativação dos comitês. Alagoas é um dos poucos estados que conseguiu este feito. Com esta notícia do plantio das mudas, fica mais evidente o interesse na proteção aos recursos hídricos”, complementou Elza.

Representando o Ministério Público Estadual, o promotor Alberto Fonseca, destacou que o órgão seguirá atuante na fiscalização das políticas protetivas ao meio ambiente.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-01.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-02.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

ANA

OUVIDORIA SEMARH 2.png.jpeg

boletim-hidrologico.png

RGA2.png

residuos solidos.png.jpeg

BannerBlog.png

IMA