» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Semarh entrega estatuto para Associação Gestora do Canal do Sertão
23/03/2018 - 10h58m

Semarh entrega estatuto para Associação Gestora do Canal do Sertão

Representantes terão oportunidade de dialogar sobre uso da água

Semarh entrega estatuto para Associação Gestora do Canal do Sertão

Gestão do Canal do Sertão irá possibilitar um debate mais próximo entre a Associação Gestora e Governo de Alagoas (Foto: Ascom Semarh)

Após um longo período produtivo de construção produtiva, por meio de audiências públicas, reuniões e oficinas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) validou o estatuto social da Associação Gestora do Canal do Sertão Alagoano.

A validação ocorreu na última quarta-feira (21), no auditório Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no município sertanejo de Delmiro Gouveia. Todo o processo de constituição do estatuto contou com representantes da sociedade civil organizada, prefeituras, câmaras de vereadores, bem como as entidades de agricultura familiar, instituições de ensino e pesquisa, além de usuários da água do Canal do Sertão.

À frente deste processo, o secretário Executivo de Gestão Interna, Edilson Ramos destacou que o trabalho contou com a parceria do consultor da Semarh, o professor da Ufal, Valmir Pedrosa.

“A Semarh conseguiu construir uma atividade participativa e com respeito a todas as propostas de gestão social para o Canal do Sertão. Todos os segmentos aprovaram o que foi proposto para validar o estatuto da Associação Gestora do Canal do Sertão alagoano”, ressaltou Edilson Ramos.

Na prática, a Associação Gestora terá um papel fundamental no debate acerca das ações que serão conduzidas pelo Governo de Alagoas quanto à utilização da água do Canal.

“Uma grande obra como a do Canal do Sertão precisa ter a participação efetiva dos seus principais beneficiados. E a Semarh apostou neste processo e concede essa oportunidade de as pessoas conseguirem participar dessa gestão social”, destaca o secretário de Gestão Interna da Semarh.

A gestão do Canal do Sertão irá possibilitar um debate mais próximo entre a Associação Gestora e Governo de Alagoas. São oito municípios sertanejos representados, mais de 90 comunidades rurais, além de aproximadamente 200 sócios fundadores, para que juntos possam contribuir com a missão do funcionamento da maior obra hídrica do Estado.