» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Risco Fauna leva informações a alunos para evitar descarte irregular de resíduos
30/10/2018 - 10h48m

Aproximadamente 200 alunos aprenderam sobre os riscos de descartar resíduos próximo ao aeroporto

Risco Fauna na Escola Municipal Benedita da Silva, em Maceió (Foto: Ascom Semarh)

Texto de Débora Rosset

A preservação ambiental avançou mais uma etapa com a execução do projeto “Risco Fauna” idealizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com a parceria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na segunda-feira (29).

As ações de conscientização ocorreram no colégio municipal Benedita da Silva, situado no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. Aproximadamente 200 alunos estudantes do ensino fundamental e médio tiveram a oportunidade de aprender, com apoio de uma peça teatral, sobre os riscos do descarte irregular de resíduos sólidos em áreas próximas ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

“Até o dia de hoje eu não me importava de jogar o lixo na rua e até mesmo pela escola, mas depois de ver o quanto isso é prejudicial para o meio ambiente e para a saúde, só irei descartar no lugar certo, na lixeira”, confessou a pequena Jamile dos Santos, de 7 anos de idade.

O projeto Risca Fauna proporciona aos estudantes informações importantes da separação correta dos resíduos sólidos com auxílio da educação ambiental e histórias com a temática sustentável. A equipe que comanda o projeto acredita que a peça teatral consegue prender a atenção do aluno, que por sua vez, replica o conhecimento com seus amigos de familiares.

“A educação ambiental, por meio da história feita de fantoches, mantém a curiosidade dos alunos e mostra uma realidade que pode vir a acontecer caso medidas simples não sejam parte do nosso cotidiano”, explica a gerente de resíduos sólidos da Semarh, Elaine Mello.

Além da peça teatral, a equipe técnica da Semarh, composta por Isis Lins, Laís Acioli, Magdally Costa e Elisangela Tavares também proporcionam aos alunos o Circuito Ambiental, voltado a um ciclo de brincadeiras voltadas para a preservação ambiental e hídrica.