» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Mais 13 municípios encerram lixões nesta sexta-feira e sábado
17/05/2018 - 10h11m

Mais 13 municípios encerram lixões nesta sexta-feira e sábado

Semarh acompanha os fechamentos junto ao IMA e Ministério Público Estadual

Mais 13 municípios encerram lixões nesta sexta-feira e sábado

Os municípios passam a destinar os resíduos gerados pela população para a Central de Tratamento Metropolitana, localizada em Pilar (Foto: Ascom Semarh)

Em sequência ao trabalho de fechamento dos lixões em Alagoas, mais 13 municípios localizados na região Norte, encerram seus vazadouros públicos nesta sexta-feira (18) e sábado (19). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), responsável pelo planejamento destas ações, acompanha o cumprimento ao que determina à legislação nacional que trata da gestão adequada dos resíduos sólidos.

Segundo o cronograma de trabalho, fecham seus lixões as prefeituras de Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, na sexta. Já no sábado, é a vez dos municípios de Jacuípe, Campestre, Jundiá, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Joaquim Gomes. Com isso, são 13 vazadouros encerrados em dois dias.

A partir do fechamento, os municípios passam a destinar os resíduos gerados pela população para a Central de Tratamento Metropolitana, localizada em Pilar.

Conforme o levantamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente junto às centrais de tratamento, Alagoas chega ao número de 98 lixões encerrados neste final de semana. Uma vitória em benefício do meio ambiente, bem como para a saúde da população, explica o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres.

“Sempre deixamos claro o quanto tem sido importante o planejamento do Governo de Alagoas e a parceria das prefeituras para que os municípios atendessem à legislação. Antes mesmo do final do ano, estamos chegando ao número de 98 lixões fechados. Até o final de 2014, apenas Maceió destinava corretamente seus resíduos. Estamos prestes a fazer história como um dos estados que colocou em prática o fim desses vazadouros, além de destinar corretamente os resíduos para centrais e aterros sanitários”, ressalta o secretário.

Já consta no plano de trabalho da Semarh acompanhar o fechamento de mais quatro lixões na próxima semana nos municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo e Igreja Nova, previstos para acontecer na sexta-feira, 25 de maio. “É um grande passo para que Alagoas esteja livre dos lixões a céu aberto antes mesmo do final deste ano”, complementa o secretário Alexandre Ayres.

Além da Semarh, o Ministério Público Estadual (MPE), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), representantes das prefeituras e do Consórcio Intermunicipal da Região Norte (Conorte) participam das agendas de encerramento dos lixões.

aviso.png