» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Live do Governo de Alagoas aborda encerramentos dos lixões
12/04/2018 - 10h25m

Live do Governo de Alagoas aborda encerramentos dos lixões

Secretário Alexandre Ayres fala sobre o planejamento da Semarh para que os municípios se adequem à política nacional de resíduos

Live do Governo de Alagoas aborda encerramentos dos lixões

Live nas redes sociais do Governo de Alagoas acontece a partir das 13h (Foto: Ascom Semarh)

A partir das 13h desta quinta-feira (12), o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, participa de uma live (ao vivo) no Facebook e Instagram do Governo de Alagoas. Para acompanhar a entrevista basta acessar https://www.facebook.com/GovernoAlagoas/ ou buscar @governodealagoas no Instagram.

A pauta em questão é o encerramento dos lixões em Alagoas. Entre as informações prestadas, o secretário Alexandre Ayres irá contextualizar sobre a atuação da Semarh, que desde 2015 planejou e executou ações para que as prefeituras alagoanas atendessem ao que preconiza à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Quando assumimos a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, apenas Maceió havia encerrado o seu lixão. Hoje, 73 municípios alagoanos já fecharam os lixões e estão destinando corretamente os resíduos em aterros sanitários e nas Centrais de Tratamento [CTRs] de Craíbas e Pilar”, destacou o secretário.

Nesse período de três anos e quatro meses de gestão, a Semarh já entregou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, bem como o Plano Intermuncipal de Resíduos Sólidos. Esses documentos deram um norte aos municípios para que os lixões fossem encerrados, a coleta seletiva fosse implantada e as prefeituras compreenderam a importância dessa política.

Outro destaque abordado pelo secretário Alexandre Ayres é que a região do Sertão alagoano não conta mais com lixão a céu aberto. Todos os municípios estão enviando a produção de resíduos para o  aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Cigres), localizado em Olho d´Água das Flores.