» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Edilson Ramos destaca atuação da Semarh na implantação de projetos hídricos no semiárido
07/03/2019 - 12h09m

Secretário-executivo de Gestão Interna participou de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília

Edilson Ramos (ao centro) durante visita aos microssistemas que estão sendo instalados nos municípios localizados próximos do Canal do Sertão (Foto: Ascom Semarh)

Texto de Ascom Semarh

O secretário-executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Edilson Ramos, participou de um evento em Brasília para tratar de uma série de ações voltadas à utilização da água do Canal do Sertão.

O encontro ocorreu na última quinta-feira (28) na sala de reuniões do Ministério do Desenvolvimento Regional, sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura Hídrica. Durante as tratativas, Edilson Ramos destacou que o Plano Nacional de Segurança Hídrica do governo federal vai contribuir efetivamente para as famílias que residem nas adjacências do Canal do Sertão.

“A maior obra hídrica em Alagoas é, sem dúvida nenhuma, o Canal do Sertão que já transporta água de qualidade para o consumo humano e pequena produção familiar no semiárido. A utilização da água será regulamentada e vai atender a população alagoana de forma satisfatória”, informou Edilson Ramos.

O Plano Nacional de Segurança Hídrica vai priorizar intervenções estruturantes e estratégicas em todo o Brasil, contemplando assim obras dos estados e da União. Estão sendo mapeadas infraestruturas como barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração, todas consideradas necessárias à oferta de água para abastecimento humano e o uso em atividades produtivas. Segundo o governo federal, estão previstos investimentos de R$ 25 bilhões em 114 obras para ampliar o abastecimento de água no País.

Nesse sentido, Edilson Ramos ressaltou que Semarh tem atuado em diversas frentes, exemplificando o investimento feito para o Governo de Alagoas, em parceria com o governo federal e emendas do deputado federal Marx Beltrão, para construção dos Microssistemas Comunitários irão atender mais de 1.000 famílias da zona rural dos municípios de São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Piranhas, Olho d´Água do Casado, Inhapi, Água Branca, Pariconha e Delmiro Gouveia. Esses municípios são atendidos com água do Canal do Sertão.

“O apoio para assegurar os recursos na ordem de quase R$ 15 milhões para este projeto contou com esforços e dedicação do deputado Federal Marx Beltrão, junto ao Ministério da Cidadania”, informou Edilson Ramos.

O secretário-executivo de Gestão Interna da Semarh, por fim, falou da formatação do processo de gestão para humanização do Canal do Sertão, com o objetivo de constituir a Associação Gestora do Canal do Sertão Alagoano. O intuito é implantar projetos para usos difusos da água do Canal do Sertão, a exemplo dos Microssistemas Comunitário de Abastecimento de Água, que possui sistema de gestão social da própria comunidade atendida.