Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Dessalinizador muda a vida de 400 moradores em Craíbas
20/04/2018 - 18h20m

Dessalinizador muda a vida de 400 moradores em Craíbas

Comunidade Bom Jesus tem água apta ao consumo na porta de suas casas

Dessalinizador muda a vida de 400 moradores em Craíbas

Maria de Lourdes agradece pela chegada da água em sua comunidade - Ascom Semarh

Texto de Débora Rosset

Após anos incontáveis sobrevivendo com a falta de água, as 400 pessoas da comunidade Bom Jesus, localizada na zona rural de Craíbas, no Agreste, passam a ter 24 mil litros de água por dia na porta de casa.

A entrega de um sistema de dessalinização pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) proporcionou uma nova realidade nesta sexta-feira (20).

Com 76 anos de vida e muita saúde, a dona de casa Neusa, conta que nasceu e se criou em Bom Jesus e já não acreditava que estaria viva para ver a água chegar.

“Eu passei a minha vida toda comprando água, esperando o milagre da chuva e o caminhão-pipa. Hoje, eu estou vendo um sonho se tornar realidade”, fala dona Neusa, emocionada.

Durante a entrega do sistema de dessalinização do Programa Água Doce, o secretário Alexandre Ayres, ressaltou a atuação da Semarh em chegar aos lugares mais distantes, buscando garantir dignidade e uma vida diferente aos moradores do semiárido alagoano.

“Trazer água para a comunidade Bom Jesus não é um favor, é uma obrigação do Governo de Alagoas. Estamos cumprindo com o nosso trabalho, assegurando a chegada do recurso hídrico as comunidades da zona rural e mudando a realidade das famílias”, ressalta o secretário.

A população de Bom Jesus gastava em média 100 reais a cada dois meses para comprar tambores de água. A partir de agora, o acesso  não será mais um problema. É o que conta dona Maria de Lourdes.

“Amanhã eu acordo sossegada porque eu tenho a certeza que vou abrir a torneira e vai jorrar água e não mais água salgada e sim, água para beber”.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-01.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-02.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

ANA

OUVIDORIA SEMARH 2.png.jpeg

boletim-hidrologico.png

RGA2.png

residuos solidos.png.jpeg

BannerBlog.png

IMA