» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Conselheiros tomam posse para gestão da APA do Pratagy
27/06/2017 - 08h50m

Conselheiros tomam posse para gestão da APA do Pratagy

APA possui uma área de 13.369,5 ha e abrange os municípios de Messias, Rio Largo e Maceió

Conselheiros tomam posse para gestão da APA do Pratagy

Os conselheiros têm a responsabilidade de discutir e efetivar ações ambientais com o intuito de proteger e preservar a região.

Texto de Débora Rosset

A Área de Proteção Ambiental do Pratagy já tem uma nova gestão após a posse dos conselheiros da unidade de conservação que ocorreu na segunda-feira (26). O conselho é presidido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e sua administração é organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A partir de agora, os conselheiros têm a responsabilidade de discutir e efetivar ações ambientais com o intuito de proteger e preservar a região, bem como realizar uma série de atividades com a comunidade que reside próxima a APA do Pratagy.

A bióloga da Semarh, Valdenira Chagas, e o superintendente de Meio Ambiente, Vitor Medeiros, fazem parte do conselho.

Os demais componentes são: Prefeitura de Messias; Cia Alagoana Empreendimentos; Cia Mercantil Agropecuária Pratagy (CIMAPRA); Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA); Usina Caeté; Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Frascalli; Superintendência do Patrimônio da União de Alagoas (SPU); Usina Santa Clotilde; Associação Beneficente da Comunidade Boca do Rio; Caetex Florestal; Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL); Norsa Refrigerantes Solar Coca-Cola e o Instituto Biota de Conservação e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Uma nova reunião está agendada para 26 de julho, no qual será definida as atribuições de cada conselheiro.

Abrangência

A APA do Pratagy tem área 13.369,5 ha, abrangendo terras dos municípios de Messias, Rio Largo e Maceió e foi criada pelo Decreto nº 37.589/1998, com o objetivo de harmonização das atividades com o equilíbrio ambiental do ecossistema Bacia Hidrográfica do Rio Pratagy.

A APA do Pratagy é composta pela bacia do Rio Pratagy, que tem como o principal afluente o Rio Messias, conhecido como Rio do Meio. A nascente do Pratagy está localizada no município de Messias.

*Com informações do IMA/AL