» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Campanha para recolhimento de pneus acontece de 3 a 7 de dezembro
03/12/2018 - 09h52m

Campanha para recolhimento de pneus acontece de 3 a 7 de dezembro

Quarta edição do projeto foca nos municípios da região metropolitana e Dia D acontece na sexta, 7

Campanha para recolhimento de pneus acontece de 3 a 7 de dezembro

A campanha também terá um raio de atuação nos municípios das regiões Sertão e Agreste (Arte/Ascom Semarh)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil colocam em prática a quarta edição da campanha para recolhimento de pneus nos municípios alagoanos.

A coleta dos pneus inicia nesta segunda-feira (3) e segue até o dia 7/12, com foco nas cidades de Pilar, Rio Largo, Marechal Deodoro, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Maceió.

O cronograma de trabalho organizado pela Semarh e Defesa Civil Estadual definiu que as prefeituras envolvidas na campanha irão designar os locais em que a população poderá deixar os pneus inservíveis para coleta.

A partir da coleta, os municípios irão destinar os pneus para um local específico nas Centrais de Tratamento de Resíduos de Pilar (CTR de Pilar), do Agreste (CTR do Agreste), localizado no município de Craíbas, e Cigres, situado no município sertanejo de Olho d´Água das Flores.

No dia 7 de dezembro haverá o “Dia D” para o recolhimento de pneus, com saída do Estacionamento de Jaraguá, em frente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A Semarh e a Defesa Civil Estadual celebraram uma parceria junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) para cessão de um caminhão com o intuito de coletar os materiais nos municípios de Pilar, Rio Largo, Marechal Deodoro, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte.

Em Maceió, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Superintendência de Limpeza Urbana Municipal (Slum), os pneus coletados serão encaminhados para a Borracharia do Van, localizada na Chã da Jaqueira.

A campanha também terá um raio de atuação nos municípios das regiões Sertão e Agreste. Cada prefeitura irá designar um local na cidade para que os pneus inservíveis sejam destinados pela população.

Todos os pneus serão recolhidos pela empresa Reciclanip para destinação adequada dos resíduos. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.