Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 Associações de catadores conhecem funcionamento de cooperativas de reciclados
13/12/2018 - 12h06m

Associações de catadores conhecem funcionamento de cooperativas de reciclados

Projeto contempla 14 cooperativas de catadores no interior e na capital

Associações de catadores conhecem funcionamento de cooperativas de reciclados

Texto de Débora Rosset

O fortalecimento aos catadores de materiais recicláveis em Alagoas segue em ritmo acelerado. A partir do convênio entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as cooperativas e associações estão recebendo consultorias e capacitações para avançar no desenvolvimento da sustentabilidade.

Na terça-feira (11), as associações de catadores dos municípios de Arapiraca, Quebrangulo e Palmeira dos Índios visitaram a cooperativa Cooprel, situada no bairro do Benedito Bentes, com o intuito de conhecer o funcionamento de uma cooperativa já consolidada em Maceió.

A gerente de resíduos sólidos da Semarh, Elaine Melo, trata da importância sobre a troca de experiências. “A Cooprel atua no trabalho de reciclagem há muitos anos e é uma referência para as cooperativas e associações que estão no início. Ou seja, é uma visita que trará um maior conhecimento sobre o procedimento e a comercialização dos materiais recicláveis”, explica.

O convênio firmado em junho deste ano contempla 14 cooperativas de catadores que atuam nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, São Miguel dos Campos, Campo Alegre e Coruripe.

Com o encerramento de 100% dos lixões em Alagoas, as cooperativas e associações se fortaleceram e aumentaram a produção. A partir desse aumento, o Estado continua apoiando os municípios quanto à responsabilidade da destinação final dos resíduos sólidos.

O convênio é focado em atuar no âmbito profissional e pessoal dos catadores com a pretensão de ampliar os trabalhos podendo atender a um número maior de casas que optam por destinar corretamente os resíduos sólidos.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-01.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-02.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

banner-transparencia.png

ANA

OUVIDORIA SEMARH 2.png.jpeg

boletim-hidrologico.png

RGA2.png

residuos solidos.png.jpeg

IMA