Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015.1 APA Marituba do Peixe tem novo conselho gestor
28/06/2017 - 11h10m

APA Marituba do Peixe tem novo conselho gestor

Área possui área de 18.600 ha e abrange os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo.

APA Marituba do Peixe tem novo conselho gestor

Assinatura do termo de posse da APA da Marituba do Peixe.

Texto de Débora Rosset

O termo de posse da Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe ocorreu na última terça-feira (27) na sede da APA em Penedo. São 17 instituições que compõe o conselho com o objetivo de proteger e preservar a área.

O conselho é presidido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e sua administração é feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A partir da assinatura do termo de posse, os conselheiros tem a responsabilidade de promover ações de educação ambiental por toda a região, bem como, levar conscientização aos moradores para que preservem a APA Marituba do Peixe.

A bióloga da Semarh, Valdenira Chagas, e o superintendente de Meio Ambiente, Vitor Medeiros, fazem parte do conselho. A posse da Reserva Ecológica de Roteiro está prevista para o mês de agosto.

Os demais componentes são: Usina Caeté; a Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Usina Coruripe; Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (IDESE); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (CODEVASF); Associação dos Agricultores Familiares dos Povoados Marcação, Murici e Pontal da Várzea; ONG Movimento Ecológico Filhos do Velho Chico – OPIRÁ; Usina Paisa; Associação de moradores e Produtores Rurais do Povoado Riacho do Pedro; Colônia de Pescadores; Prefeituras de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto; Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

A APA

A APA da Marituba do Peixe possui área de 18.600 ha e abrange os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo.

Foi criada pelo Decreto n°. 32.858/1988, com o objetivo de preservar as características ambientais e naturais para garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora, assim como assegurar o equilíbrio ambiental socioeconômico da região.

A flora é caracterizada por três formações nativas distintas: Restinga, Várzea e formações florestais. Está inserida nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piauí e Marituba.

Com informações do IMA/AL*

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-01.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-02.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

ANA

OUVIDORIA SEMARH 2.png.jpeg

boletim-hidrologico.png

RGA2.png

residuos solidos.png.jpeg

BannerBlog.png

IMA