Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Cepram aprova licença para contribuir com fim dos lixões em Alagoas
15/04/2016 - 10h25m

Cepram aprova licença para contribuir com fim dos lixões em Alagoas

Conselheiros analisaram o processo acerca da construção de um aterro sanitário em Arapiraca

Cepram aprova licença para contribuir com fim dos lixões em Alagoas

Aterro sanitário será localizado na AL-115, com uma área de 81 hectares com vida útil de 20 anos

Texto de Nigel Santana

O Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) realizou na terça-feira (12) a 271ª reunião ordinária para discutir e aprovar os processos ambientais. Os trabalhos foram presididos pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, e teve transmissão em tempo real pelo site www.semarh.al.gov.br.

 Durante a ordem do dia, foi colocado em pauta o processo de licenciamento a pedido da URCD Ilha Grande Comércio, Serviços e Construção para obter licença prévia visando à instalação de uma Central de Tratamento de Resíduos (aterro sanitário) no município de Arapiraca. O processo foi de autoria do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e teve como relator o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

 Os conselheiros do Cepram, por sua vez, aprovaram por unanimidade a implementação do aterro sanitário que será localizado na AL-115, com uma área de 81 hectares com vida útil de 20 anos. O aterro sanitário irá receber resíduos sólidos Classe II, que são os lixos domiciliares e comerciais, e também resíduos de Classe II-B, que são da construção civil.

 Durante a sessão, o secretário Alexandre Ayres ressaltou que o Governo de Alagoas vem desenvolvendo ações junto aos municípios sob a ótica da eliminação dos lixões. Assim, segundo Ayres, as gestões irão se adequar ao que determina a legislação.

 Além da licença prévia da CTR em Arapiraca, o Cepram autorizou a instalação de um laticínio na fazenda Juazeiro, no município de Batalha, localizado no Sertão; a licença de operação para uma indústria de cabo de fibra ótica em Marechal Deodoro; além de uma autorização prévia para atividade de extração de petróleo e gás natural em Passo de Camaragibe.

 Zona costeira – Ainda ontem, haveria a apresentação de uma minuta de resolução que dispõe sobre a proibição do tráfego de veículos motorizados nas áreas de praia e zona costeira alagoana. As informações seriam colocadas pelo Instituto do Meio Ambiente, no entanto, o Ministério Público Estadual solicitou que a apresentação fosse realizada numa outra oportunidade.

 A próxima sessão do Cepram acontece em 3 de maio. Todos os processos aprovados estarão disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-01.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-02.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner-transparencia.png

ANA

OUVIDORIA SEMARH 2.png.jpeg

boletim-hidrologico.png

residuos solidos.png.jpeg

BannerBlog.png

IMA